15 dicas de como promover sua marca nas redes sociais

As pessoas não entendem isso: “jogar o jogo longo” e construir sua reputação sempre te favorecerá. O problema é que as pessoas veem os outros progredindo no curto prazo e pensam que esse é o caminho a percorrer. Em vez de serem pacientes, procuram vendas rápidas. Elas continuam tentando converter clientes na primeira interação. Elas tentam extrair dinheiro, ao invés de criar uma experiência. O que essas pessoas não veem é que esse “progresso” de curto prazo geralmente ocorre às custas da saúde da marca pessoal de longo prazo – e, portanto, são enganadas.

Sua marca é como alguém se sente no momento em que interage com você ou sua empresa. Todos nós temos emoções que sentimos em reação a nomes como “Coca-cola”, “IBM” ou “McDonald’s”. Seja bom ou ruim, você tem uma reação.

Se alguém colocar em palavras o que você é, espero que ele diga: “a pessoa que deu mais do que pediu”, ou algo parecido. As pessoas devem te ver como alguém que deu muito valor a elas. Essa é a ideia em torno da qual você deve construir sua marca.

As melhores empresas do mundo não vendem – elas marcam. Por exemplo, a Apple nunca tenta “converter” você na compra de um iPhone. Em vez disso, eles pintam um quadro da “experiência do iPhone”. Eles se concentram na marca. Faça o mesmo!

Não estou dizendo que você nunca deve vender… mas sua estratégia de marca pessoal é um fator desproporcionalmente valioso no qual a maioria das pessoas simplesmente não se concentra. Neste artigo, reuni um compilado de estratégias, dicas e conselhos de marca pessoal. Se você já se perguntou, “como devo construir minha marca pessoal online? Como faço para me marcar nas redes sociais? … continue lendo – espero que você obtenha muito valor com isso 🙂

1. AS BOAS INTENÇÕES GANHAM EM UM MUNDO TRANSPARENTE

Em um mundo com todas essas redes sociais, tudo é transparente. Tudo o que você faz é capturado com YouTube, Facebook, Instagram , Snapchat, Twitter, TikTok, etc. Cada parte do seu movimento está registrada e tudo o que você faz será exposto e desvendado.

Por esse motivo, você não pode mais ter “personalidades múltiplas”. Não é mais realista ter uma personalidade diferente para negócios, família e tudo mais. No mundo de hoje, você é quem você é.

Em um ambiente como este, as pessoas que têm boas intenções vão ganhar e – você adivinhou – as pessoas que vêm de um lugar ruim vão perder. A internet vai expor a todos nós, então pense muito sobre quais são suas intenções e quem você quer ser para o mundo.

2. TENHA UMA MENTALIDADE DE EMPRESA DE MÍDIA

Não há razão para fazer nada além do que agir como uma empresa de mídia na era digital de hoje. As pessoas não compreenderam totalmente a mudança de atenção pela qual estamos passando. Porque? Nos últimos 70 anos, vimos empresas nos venderem constantemente; não havia muito conteúdo gratuito – e faz sentido. As empresas do passado simplesmente não tinham os tipos de oportunidades que temos agora. Era caro criar um comercial, colocar um outdoor ou veicular anúncios no rádio… e ainda é.

Agora, no entanto, você pode produzir tanto conteúdo quanto quiser nas plataformas de mídia social. Isso abriu caminho para um novo tipo de marketing. Em vez de vender constantemente, agora você pode criar conteúdo útil, educacional e divertido e usá-lo para obter vendas de longo prazo. O incrível é que o conteúdo que você cria nem precisa estar relacionado ao que você está vendendo. Por exemplo, se você tem um negócio jurídico, pode começar um site sobre futebol – totalmente não relacionado a serviços jurídicos. Isso melhoraria seu negócio se, digamos, a cada sete postagens, você promovesse seu negócio real enquanto usasse o futebol como a “droga de entrada” para atrair um público.

3. COMPRE ANÚNCIOS PARA DISTRIBUIR CONTEÚDO

A coisa que você mais pode errar é “não gastar dinheiro suficiente no Google Adwords”. É incrível para mim quantas pessoas não estão aproveitando a oportunidade.

Encontre uma maneira de promover seu conteúdo por meio de anúncios. Se você não tem dinheiro para investir, lance algo no Mercado Livre, pegue esse dinheiro e publique anúncios com ele.

A segunda maneira de chamar a atenção é influenciadores. Se você puder entender o que é realmente relevante na cultura, poderá criar uma oportunidade inacreditável para si mesmo. O melhor conselho que posso dar aqui é tirar proveito do marketing de influenciador.

Envie uma mensagem para qualquer pessoa que tenha mais de 500-1000 seguidores. Veja como você pode agregar valor. Fale com eles no Direct do Instagram. Se você tem um restaurante, pode oferecer a eles um cupom personalizado para comida grátis. Se você tem um serviço de encanamento, faça uma avaliação gratuita. Envie mensagens, conecte-se, agregue valor e, em troca, eles podem dar algum reconhecimento à sua marca.

4. SAIBA DO QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO

Ser uma marca pessoal por ser uma marca pessoal geralmente é a maneira mais rápida de não ser uma marca pessoal. O primeiro passo para construir uma marca é estar ciente do que você tem a acrescentar à conversa. Você tem que entender o que faz e as coisas sobre as quais deseja falar.

Tente produzir conteúdo sobre uma área muito estreita. Não fale sobre saúde ou questões geopolíticas (se não for sua especialidade). Você não precisa comentar sobre todas as situações da cultura pop. Fale sobre coisas que realmente conhece.

Se você ainda não é um especialista, pode falar sobre o seu processo de se tornar um especialista . Documente a viagem.

5. PRIVILEGIE A DOCUMENTAÇÃO AO INVÉS DA CRIAÇÃO

Se você quer ser ouvido nas redes sociais, precisa divulgar MUITO conteúdo. Você deve fazer um vlog ou podcast extenso pelo menos uma vez por semana. Você deve postar no Instagram pelo menos 6 a 7 vezes por dia.

Agora, isso parece muito … e é. Mas aqui vai um ótimo conselho que vai ajudar. Documente. Não crie.

Pense nisso como acompanhar “Keeping Up with the Kardashians” e não como o seriado Friends. O primeiro é mais prático de criar, enquanto o outro exige um pouco de criatividade para criar histórias. O primeiro é simples para a maioria das pessoas (inclusive eu). O segundo é mais difícil. Você pode passar pelo processo de fabricar sua vida na internet para parecer um “especialista” – ou simplesmente ser você mesmo.

Um dos maiores erros que as pessoas cometem ao construir sua marca pessoal é tentar se “exagerar”. Elas tentam agir como maiores do que realmente são. A realidade é que é muito mais valioso falar sobre o processo do que o conselho que você acha que deveria dar às pessoas.

No final das contas, o jogo é simples! Saiba do que você está falando, publique conteúdo sobre isso e exiba anúncios. Observe o que acontece com sua marca/negócio pessoal.

6. MOSTRE OS DIFERENTES LADOS DA SUA PERSONALIDADE

A razão de tantos influenciadores serem comoditizados é porque eles mostram apenas um lado de sua personalidade. Por exemplo, se você é um modelo de fitness atraente no Instagram, as marcas que estão procurando patrociná-lo o colocarão no mesmo “balde” que todos os outros modelos de fitness atraentes no Instagram.

Muitos influenciadores têm medo de postar lados diferentes de suas personalidades porque essas postagens não terão tanto engajamento. Se seus seguidores estão seguindo-os por um motivo (por exemplo, boa forma), eles nem sempre vão gostar quando você postar sobre algo como comida, viagem ou negócios… mas isso é algo que mudará o curso de sua marca pessoal.

Mesmo que você não seja um “influenciador” em busca de patrocínios para a marca, mostrar diferentes aspectos de sua personalidade fará com que as pessoas invistam mais em sua jornada. Mostre ao seu público-alvo quem você é. Mesmo que várias pessoas parem de segui-lo ou parem de se envolver, 30% do seu público começará a olhar para você de uma maneira diferente.

Essa é a chave para posicionar sua marca de uma forma que o separe de todas as outras pessoas em seu espaço.

7. PRIORIZE SUA MARCA E NÃO AS VENDAS

Leva a um retorno mais rápido vender seu conhecimento (vender cursos, consultoria), ser mais agressivo com a monetização de seu público. Por que não fazer isso? É porque eu priorizar sua marca geral ao invés das vendas de curto prazo é o que te trará mais respeito, admiração e riqueza no longo prazo.

Enquanto estiver exibindo anúncios para converter as vendas, você também precisa gastar tempo em atividades de branding que gerem ROI zero no curto prazo.

8. SEJA 100% AUTÊNTICO E VERDADEIRO. NÃO SE “DILUA” DE NENHUMA FORMA

Um exemplo prático! Se você falar muito palavrão em seus vídeos, isso limitará sua audiência. Mas, se é assim que você realmente fala, não esconda isso.

A verdade é que as pessoas “falsas” nunca durarão. É como artistas de hip hop que perdem a força depois de um ou dois grandes sucessos. É como os empreendedores que se autodenominam CEOs e têm uma aparência diferente, mas não sabem realmente como dirigir um negócio.

A melhor estratégia para construir uma marca pessoal é ser 100% “você”, sem enfraquecer sua personalidade de forma alguma.

9. SEJA INTELIGENTE SOBRE COMO VOCÊ DISTRIBUI O CONTEÚDO DA SUA MARCA

Gary Vaynerchuk, gênio do marketing digital, definiu bem sua metodologia de geração de conteúdo. Resumindo, é o que segue.

Crie um “Conteúdo base”, por exemplo, áudio ou vídeo de formato longo que você usa para derivar todos os outros conteúdos. Pode ser um vlog, uma palestra, uma entrevista em podcast ou qualquer outra peça longa que você possa transformar em mais conteúdo de áudio/vídeo/texto.

Um grande motivo pelo qual tantas pessoas penam para construir sua marca pessoal é que elas não têm tempo. Eles não têm tempo para sentar e escrever, gravar um podcast ou preparar e filmar um vídeo. Mas se você apenas documentar seus pensamentos ou sua jornada, não precisará gastar muito tempo com seu conteúdo. Além disso, como a “qualidade” é subjetiva, muitos de vocês ainda atrairiam o interesse das pessoas pelo que têm a dizer.

Depois de estabelecer seu conteúdo de base, você pode pegar partes desse conteúdo para redirecioná-lo. Você pode fazer um videoclipe e dividi-lo em “microclipes” para o Instagram. Você pode fazer citações poderosas desse clipe e criar fotos. Você pode transcrever o áudio ou vídeo e publicá-lo como uma postagem de blog.

Não se engane: isso não é algo que você precisa que uma grande equipe faça. Filme você mesmo e crie conteúdo em torno da sua marca pessoal.

10. FOCO NA QUALIDADE E QUANTIDADE

Quando se trata de produzir conteúdo, todos sempre priorizam a qualidade em vez da quantidade. Na verdade, o negócio é qualidade e quantidade. Ambos são necessários para uma estratégia vencedora.

Pense desta forma: a qualidade é subjetiva, a quantidade não. Quando você faz um conteúdo e não o posta, é porque você não acha que é bom o suficiente. Você está permitindo que sua opinião subjetiva o impeça de divulgar algo no mundo que outras pessoas possam realmente gostar. Quando pensamos em qualidade, temos que lembrar – sim, algumas coisas chegarão ao mercado melhor do que outras, mas você não pode deixar de postar porque está inseguro quanto à qualidade. Erre, coloque para fora e deixe o mercado decidir sobre a qualidade.

A quantidade, por outro lado, é preto e branco. Você tem que começar a fazer e, através da experiência, aprimorar essa habilidade – criando centenas de vídeos, blogs, legendas, etc – você certamente ficará melhor. Você apenas é; é assim que as coisas funcionam.

Portanto, não é uma questão de qualidade ao invés de quantidade ou vice-versa – trata-se de usá-los para melhorar seu conteúdo e avaliar o interesse de seu público.

11. OFEREÇA CONTEÚDO DE ALTO VALOR

Dito isso, se você está criando uma peça de conteúdo ou 100, você deve fornecer valor. Isso pode ser por meio de educação, inspiração, entretenimento, seja o que for – mas precisa dar algo ao seu público.

Como você descobre o que seu público deseja? Vou te contar o segredo: trazer valor se resume em ouvir. Quando você lança conteúdo e as pessoas se envolvem, o que elas estão dizendo? Que perguntas eles estão fazendo em seus DMs ou seções de comentários? Do que eles estão reclamando mais, ou onde estão buscando mais clareza? Você não será capaz de agregar valor ao seu público se não prestar atenção às necessidades dele.

Ao pular essa etapa crucial… Quando você não escuta seu público, você acaba decidindo o valor que vai dar a alguém. Quando você faz isso, na verdade não está fornecendo valor algum – está apenas dando o que deseja dar. Qualquer pessoa que esteja construindo uma marca pessoal ou empresa deve se perguntar: O que é Social Listening e por que é importante?

12. SEJA CONSISTENTE

Muitas pessoas penam para construir uma marca pessoal forte, não porque não sejam capazes ou porque seu conteúdo seja ruim ou não tenham nada a contribuir com o mundo… mas apenas porque são inconsistentes. Você está disposto a fazer o trabalho necessário? Você está disposto a se mexer?

Isso dá trabalho! Significa aparecer, não de vez em quando, não toda semana, mas todos os dias. Há muita competição por atenção agora. As marcas que se destacam são as que aparecem de forma consistente.

13. DÊ SUA OPINIÃO

Voltando ao assunto de agregar valor, uma das melhores maneiras de fazer isso e, ao mesmo tempo, construir o reconhecimento de sua marca é por meio de comentários. Dê sua opinião às conversas em andamento dentro de seu nicho sempre que puder.

Por exemplo, dê sua opinião em 9 postagens em 10 hashtags (assuntos) diferentes todos os dias. São 90 comentários – e isso sem contar as respostas aos comentários de suas próprias postagens.

Ao se envolver com outros usuários de mídia social dessa forma, você se posiciona como uma autoridade, um especialista ou pelo menos uma pessoa interessante. As pessoas verão seu nome e dirão: “quem é esse cara?” e depois vá procurar sua página. É uma das maneiras mais fáceis de aumentar a visibilidade e a atenção da sua marca, mas não há pessoas suficientes aproveitando as vantagens.

14. ENTENDA QUE É UMA MARATONA

Uma armadilha comum em que as pessoas caem ao construir uma marca pessoal… Eles colocam todo o tempo e esforço para criar um conteúdo incrível. Eles apresentam uma estratégia de postagem e compartilham seu conteúdo de forma consistente em todas as plataformas. Eles respondem consistentemente a todos os comentários e perguntas… e então desistem quando não veem o número de curtidas, comentários e seguidores que esperavam.

Mesmo se você fizer tudo “certo”, os números não refletirão necessariamente o seu esforço. A boa notícia é que esse tipo de métrica de vaidade realmente não importa. Construir uma marca não é ter uma estética perfeita ou um feed do Instagram que parece uma galeria de arte. Trata-se de construir uma comunidade que se destaca pelo valor que você agrega. A construção da comunidade leva tempo – e a única maneira de fazer isso com sucesso é continuar.

Não se preocupe com os seguidores que você não tem. Em vez disso, concentre-se em servir àqueles que você tem, com o melhor de sua capacidade.

15. FAÇA SEU TRABALHO

Todo mundo quer construir uma marca. Todo mundo quer ser um líder inovador. Todo mundo quer ser um especialista… mas um especialista em quê? Líder de quê? Antes de divulgar seu nome, certifique-se de ter feito (e continuar a) fazer o verdadeiro TRABALHO. É nisso que sua marca se firmará.

Contas nas redes sociais irão ajudá-lo a expandir sua marca, mas sua marca é tão real quanto sua execução. Você não acordará um dia um especialista. Você precisa de anos de experiência para construir uma marca e gerar dinheiro real. Você precisa conquistar a oportunidade de ser uma marca pessoal, e a única maneira de fazer isso é realmente fazendo.

Resumindo

Sei que foi muita informação para processar, mas isso é o que você tem que fazer para construir uma marca pessoal forte. Espero que este blog ajude você a formular seu próprio método, agora vamos recapitular:

  1. A boa intenção vence – A Internet dirá tudo, então deixe claro quem você quer ser para o mundo.
  2. Tenha uma mentalidade de empresa de mídia – Hoje em dia, o foco está menos em outdoors e comerciais e mais em produzir o máximo de conteúdo possível.
  3. Compre anúncios – Invista em mídia paga e influenciadores para ajudá-lo se destacar.
  4. Conheça sua área – Fale sobre o que você sabe; não fale sobre o que você não sabe. Simples.
  5. Documente tudo – não pense demais. Viva sua vida, documente tudo e poste… pelo menos 1x por semana para conteúdo longo e 6 a 7 vezes por dia para Instagram, Facebook, etc.
  6. Mostre todos os seus lados – você não precisa caber em um balde. Seja você, diversifique seu conteúdo e mostre ao seu público quem você realmente é.
  7. Privilegie a sua marca e não suas venda – Algumas coisas não geram ROI de curto prazo, mas construirão sua marca com o tempo.
  8. Seja 100% autêntico – O “fake” nunca vence. Não se dilua para se encaixar – seja você e deixe que isso seja o que o diferencia.
  9. Seja inteligente sobre a distribuição de conteúdo – é tudo sobre conteúdos principais e reaproveitamento. Seja estratégico em várias plataformas.
  10. Qualidade e quantidade – Lembre-se, a qualidade é subjetiva, a quantidade não. Coloque seus representantes e deixe o mercado decidir.
  11. Ofereça valor – Faça perguntas, leia comentários e deixe seu público abastecer seu conteúdo.
  12. Seja consistente – você não pode construir uma marca se não estiver focado. Apareça para o seu público todos os dias.
  13. Participe de discussões – Sempre que possível, deixe sua opinião em cada postagens e hashtags relevantes.
  14. É uma maratona – Não se preocupe com gostos e seguidores; mantenha a cabeça baixa e vá até o fim.
  15. Faça o trabalho – certifique-se de que você é um “especialista” não apenas nas redes sociais, mas também na vida real. Não apenas construa sua marca, viva-a.

Há uma oportunidade inacreditável agora de construir sua marca usando a mídia social… e ela irá embora… Espero que você aproveite.

O que você achou deste artigo? Se você obteve valor com isso, compartilhe em sua plataforma de mídia social favorita e deixe seus seus comentários!

Sobre o Autor

Quer saber tudo sobre marketing digital?

Se você é empresário e quer aumentar suas vendas atraindo mais e melhores clientes, nós te oferecemos uma consultoria grátis de como usar o marketing digital no seu negócio!

Artigos Relacionados

Rolar para cima

Alice

Online agora