Grandes empressas utilizam grandes agências de publicidade. Essas agências fazem muito trabalho antes das peças de marketing serem enviadas ao cliente. Funciona assim… Um cliente define um orçamento e diz: “Ei, gostaríamos de aumentar nosso alcance, digamos, com mulheres separadas em São Paulo; gostaríamos que elas comprassem mais do nosso produto. Também, queremos uma fatia maior das mães de Minas Gerais.”
O que acontece em seguida é que a agência de publicidade faz pesquisas. Ela conduzirá grupos de discussão, acessará a internet, analisará dados, apresentará uma estratégia e entregará essa estratégia ao departamento criativo dela.
É o mesmo processo se outro cliente disser, “Ei, eu preciso de uma fatia maior com os universitários do Rio de Janeiro”, a agência usará a mesma metodologia para coletar dados e propõr nova estratégia.
Em seguida, essa estratégia é compartilhada com o departamento criativo, e eles fazem sua interpretação na forma de um comercial ou algo parecido. Finalmente, o cliente deve tomar uma decisão subjetiva de levar adiante (ou não) a estratégia de marketing.
Todo esse processo leva muito tempo – pode levar uns nove meses. Por isso, grandes agências são tão caras e demoram tanto a fazer e produzir. Este é um processo lento.
Você, que tem um pequeno negócio, não pode competir com isso. Você não deve ter tanto dinheiro. Ao invés disso, use as redes sociais. Você pode fazer o mesmo processo de uma grande agência de publicidade rapidamente, usando a estratégia do “volume”.
Como uma pequena empresa deve fazer o mesmo processso?
Digamos que, de fato, a estratégia de marketing criada pela agência de publicidade, após fazer a pesquisa, seja o que a marca realmente precisa para aumentar o alcance perante as mulheres separadas de São Paulo. Você também não pode esquecer que a marca também precisa ficar bem com um monte de outros grupos. Essa estratégia também funcionará com outros grupos? Do contrário, pode ser necessário criar várias estratégias.
Então, ao invés de colocar muito investimento em uma peça de marketing cara, baseada em uma coleta de dados demorada e na opinião subjetiva do cliente, você, pequeno empreendedor, pode utilizar as redes sociais.
Você que tem um pequeno negócio não vai entrar em um laboratório por meses e fazer pesquisas. Em vez disso, você viverá e respirará a pesquisa todos os dias. Você pode criar uns 10 conteúdos diferentes e postar em todas as suas redes sociais. Em seguida, ver o que as pessoas estão dizendo e determinar o que funciona a partir daí. É testar e aprender.
Qual deve ser seu papel?
No que diz respeito ao marketing, o que você deve fazer 95% do tempo é ouvir seus clientes. Suas observações, suas previsões e suas correções de rumo… Tudo isso deve vir de muito ouvir. Deve vir de muita observação.
Preste atenção e responda a tudo nas redes sociais. Isso levará à compreensão do que as pessoas estão interessadas, reagindo, gostando ou não. Isso te levará a dizer algo diferente da próxima vez, com base no feedback em tempo real.
Você deve ser prático, humilde e rápido. Leia todos os comentários das (espero) muitas pessoas que interagem com suas redes sociais toda semana. Contudo, entenda que, por exemplo, os comentários no Facebook serão de uma maneira e os no Instagram serão de outra. Os comentários no LinkedIn serão de outra forma – porque a psicologia, o público, tudo é diferente em cada plataforma. Você deve saber como jogar fora as coisas que não significam nada, as coisas que provavelmente são apenas ruído. Se concentre nas reações semelhantes para, então, criar conteúdo novo.
Você deve ter a capacidade de pensar “Hummm… Preciso de mais vídeos de gatinhos” ou “Ei, preciso de mais otimismo porque as pessoas estão tensas”. Você deve estar vivendo e respirando “conteúdo”.
Pense em um biólogo que se inscreveu para ir à natureza por 5 anos, apenas observando, a fim de compreender profundamente uma formiga ruiva ou um chimpanzé. Você deve observar as reações das pessoas às coisas e ser bom o suficiente para entender quando as pessoas estão apenas fazendo bullying.
Só porque meia dúzia de pessoas disseram que você é péssimo, não significa que você deva parar. Você deve saber o que é um comentário descartável, porque as pessoas agem duramente na internet, mas agem de maneira diferente quando compram ou apoiam coisas.
Finalizando
Você tem que ser muito bom com ideias e isso vem da observação do seu público. Caso contrário, você está apenas sentado, sem saber o que fazer.
Você não deve sempre seguir uma metodologia. Ao contrário, você deve mudar frequentememte sua estratégia. Você deve sempre usar as reações das pessoas a um determinado conteúdo para fortalecer sua marca. Repito! Você deve ser prático, humilde e rápido.