Hoje, trago notícias fresquinhas que nos foram apresentadas ontem (12) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em uma coletiva de imprensa em Belo Horizonte. Esse anúncio marca uma mudança significativa na forma como os médicos do nosso país podem se apresentar e publicitar nas redes sociais e outros meios de comunicação.
Agora, médicos e clínicas podem continuar compartilhando aquelas impactantes imagens de “antes e depois” de tratamentos – sejam eles estéticos ou não. Mas atenção, isso só é válido com o consentimento explícito do paciente. Essa prática, que já é uma tendência nas redes sociais, está finalmente sendo regulamentada.
Vamos aprofundar um pouco mais sobre o que pode e o que não pode ser feito:
O que está liberado
- Postagem de Antes e Depois nas Redes Sociais: Desde que seja educativo, sem adulterações e explique possíveis complicações.
- Selfies com Celebridades: Sim, você ainda verá seu dermatologista favorito posando ao lado de famosos, mas sem promessas de resultados!
- Divulgação de Imagens da Clínica e Instrumentos: Isso ajuda na divulgação do trabalho.
- Informações de Contato e Preços: Médicos podem compartilhar preços, endereços e contatos.
- Indicação de Produtos Medicinais: Pode, mas deve ser educativo e sem vender o produto diretamente.
- Compartilhar Resultados Positivos: Se o paciente marcar o profissional, mostrando um procedimento bem-sucedido, o médico pode compartilhar, desde que tenha autorização.
O que não pode
- Venda de Produtos: Isso inclui remédios, suplementos, e outros.
- Desaconselhar Vacinação: Uma medida crucial, especialmente nos tempos atuais.
- Garantir Resultados: Cada paciente é único, então não existem garantias.
- Falsas Alegações de Especialização: Há uma distinção entre ser pós-graduado e especialista.
Iran Gallo, presidente do CFM, afirma que essa medida busca promover maior transparência na medicina, aproximando ainda mais a profissão da população.
Ficou claro, então, que o CFM está comprometido em garantir que a publicidade médica seja ética, transparente e educativa. Como agência de marketing, acreditamos que transparência é a chave para construir confiança. E você, caro leitor, o que acha dessas novas diretrizes? Deixe sua opinião nos comentários!